ODS 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16 da Agenda 2030 da ONU (ODS 16) diz respeito à Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Sua proposta é “promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o o à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis”.
Com a Guerra na Ucrânia, ficou claro a dificuldade mundial para se alcançar o objetivo. Segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), 3,16 milhões pessoas fugiram da Ucrânia em direção a outros países desde o início da guerra. A guerra chama a atenção também para os outros 28 conflitos que existem atualmente ao redor do mundo, como por exemplo, o da Síria.
No Brasil, existiam 57.099 pessoas refugiadas reconhecidas no país ao final de 2020, de acordo com dados divulgados pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE) na 6ª edição do relatório “Refúgio em Números”. A nacionalidade com maior número de pessoas refugiadas reconhecidas, entre 2011 e 2020, é a venezuelana (46.412), seguida dos sírios (3.594) e congoleses (1.050). Dentre os solicitantes da condição de refugiado, as nacionalidades mais representativas foram de venezuelanos (60%), haitianos (23%) e cubanos (5%).
Para refletir sobre o ODS 16: Paz, Justiça e Instituições Eficazes a partir da perspectiva da guerra e dos refugiados, reprisaremos, no Brasil ODS desta quinta-feira (09/03), o programa com Miriam Debieux, psicanalista, professora titular de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP, coordenadora do Laboratório Psicanálise, Sociedade e Política (PSOPOL) e do grupo Veredas: Psicanálise e Imigração, e presidente da Rede Interamericana de Psicanálise e Política (REDIPPOL); e Alex André Vargem, sociólogo, doutorando em Ciências Sociais pela Unicamp, assessor da Comissão de Direitos Humanos, Migrantes e Combate à Xenofobia do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CONDEPE), e atuante há mais de 20 anos junto aos imigrantes e refugiados africanos na cidade de São Paulo.
O Brasil ODS – Observatório na Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as quintas-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.
A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.
A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.
*
Foto: Adobe Stock | Licenciado