Mulheres no Cárcere

/
Feed RSS
A população carcerária feminina no Brasil tem crescido significativamente nos últimos anos, refletindo desafios estruturais do sistema prisional e da justiça criminal. Muitas mulheres presas são mães, chefes de família e, em grande parte, condenadas por crimes não violentos, como o tráfico de drogas. No entanto, o sistema penitenciário brasileiro ainda enfrenta deficiências graves, como a falta de o a condições dignas, assistência médica e programas de ressocialização voltados para as necessidades específicas das mulheres. Investir em políticas públicas que promovam alternativas ao encarceramento, bem como a reinserção social, é essencial para garantir justiça e reduzir os impactos desse fenômeno na sociedade.
Para debater sobre as mulheres no cárcere nesta quinta-feira (27/03), Joel Scala conversa com Helen Baum, educadora social, egressa do sistema prisional, integrante da 1ª Frente de Sobreviventes do Cárcere e do Núcleo Memórias Carandiru que faz parte do Instituto Resgata Cidadão, pós-graduada em direito penal, mestranda em ciências humanas e sociais pela Universidade Federal Do ABC (UFABC) e pesquisadora do IEB-USP – Instituto De Estudos Brasileiros da Universidade De São Paulo.
O Olhar da Cidadania é um programa do Observatório do Terceiro Setor, apresentado pelo jornalista Joel Scala , contando com a coluna de Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP e Paulo Artaxo, professor titular e chefe do Departamento de Física Aplicada do Instituto de Física da USP.
Não perca!!!
Todas às quintas-feiras às 13:30h – Rádio USP.
São Paulo: 93,7 FM
Ribeirão Preto: 107,9 FM
Também é possível ar o programa completo no portal do Observatório do Terceiro Setor.