Mulheres na política

O Olhar da Cidadania
O Olhar da Cidadania
Mulheres na política
Loading
/

Apesar de formarem 53% do eleitorado brasileiro, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ainda há poucas mulheres na política brasileira. Nas eleições gerais de 2018, por exemplo, apenas seis mulheres foram eleitas para as 81 vagas do Senado federal; na Câmara dos Deputados, foram eleitas 77 mulheres entre as 513 vagas disponíveis; e apenas o estado do Rio Grande do Norte elegeu uma governadora mulher.

Além disso, uma vez eleitas, elas ainda am por uma série de dificuldades e violências. Uma pesquisa do Datasenado publicada neste ano revela que uma em cada três mulheres já foi discriminada no ambiente político somente pelo fato de ser mulher.

Para conversar sobre mulheres na política, reprisamos, no Olhar da Cidadania desta quinta-feira, dia 9 de março, o programa com a pesquisadora Beatriz Rodrigues Sanchez, e a professora Ana Estela Haddad.

Beatriz Rodrigues Sanchez é pós-doutoranda vinculada ao Programa Internacional de Pós-doutorado de Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) com pesquisa em representação política das mulheres.

Ana Estela Haddad é professora da Universidade de São Paulo (USP), odonto-pediatra, ex-coordenadora do Projeto São Paulo Carinhosa e uma das idealizadoras do Programa Universidade para Todos (Prouni).

O programa também contou com a participação do colunista Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que falou sobre como vivenciar o prazer e bem-estar em momentos de crise generalizadas como a que o Brasil a no momento.

O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.

Olhar da Cidadania na Rádio USP

Todas as quintas-feiras, às 13h30

São Paulo: 93,7 FM

Ribeirão Preto: 107,9 FM

*

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil