Mulheres Encarceradas

Perspectiva
Perspectiva
Mulheres Encarceradas
Loading
/

O Brasil bateu a marca de 42 mil presas e assumiu a terceira posição no ranking dos países com mais mulheres encarceradas, segundo a lista mundial de prisão feminina, que é encabeçada pelos EUA (211 mil) e China (145 mil), dados de 2021.  

No último levantamento do Departamento Penitenciário Nacional – Infopen Mulheres de 2018, a população feminina encarcerada aumentou 656% entre 2000 e 2016, enquanto, no mesmo período, a população masculina no sistema prisional cresceu 293%. Em relação às mulheres presas, 45% são provisórias, ou seja, não foram ainda julgadas. 

Para falar sobre o tema mulheres encarceradas, reprisamos nessa terça-feira (23/01), o programa Perspectiva com Juliane Arcanjo, cientista social, pesquisadora do Programa Justiça Sem Muros, do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania – ITTC, ativista na Marcha Das Mulheres Negras de São Paulo e na AMPARAR – Associação de Familiares e Amigos de Pessoas Presas; e Solange Senese, cofundadora e Diretora Executiva do Instituto Ação Pela Paz. 

Também contamos com a participação de Andréa Wolffenbüttel, integrante do comitê coordenador do Movimento por uma Cultura de Doação. 

O Perspectiva é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas às terças-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual. 

A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568. 

A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.