Mobilidade urbana

No Brasil, 80% das pessoas deixam de fazer uma atividade devido à dificuldade de mobilidade das cidades, de acordo com a pesquisa Mobilidade Urbana 2022, conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito, em parceria com o Sebrae.
Apesar de a rua ser um espaço público, as vias urbanas são permeadas por problemas sociais, econômicos e políticos que restringem o direito de ir e vir da população.
Para conversar sobre mobilidade urbana, recebemos, no Olhar da Cidadania desta quarta-feira, 21 de setembro, a professora Karin Marins e o mestre em direito Frederico Haddad.
Karin Marins é professora de engenharia de Construção Civil na Escola Politécnica da USP, foi membro da comissão temporária de mobilidade urbana do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo de 2018 a 2020, além de professora visitante da universidade da cidade de Nova York.
Frederico Haddad é graduado em direito pela USP, mestre em direito do estado e autor do livro recém lançado “O Direito à Rua”. É também doutorado em direito econômico na faculdade de direito do Largo São Francisco.
O programa também contou com a participação do colunista Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que falou sobre a visão da psicanálise sobre o mal estar que vivemos nos tempos atuais.
O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.
Olhar da Cidadania na Rádio USP
Todas as quartas-feiras, às 17h
Reprise todas as sextas-feiras, às 3h
São Paulo: 93,7 FM
Ribeirão Preto: 107,9 FM
*
Foto: Gabriel Higute