Linchamentos: violência em espaços públicos

Um milhão de brasileiros participaram de linchamentos no país, nos últimos 60 anos, de acordo com o sociólogo José De Souza Martins, no livro “Linchamentos: a justiça popular no Brasil”. Somente entre 2020 e 2021, a prática dessa violência mais que dobrou na cidade de São Paulo.
Um dos casos mais conhecidos de linchamentos no país é o da Fabiane Maria de Jesus. Em 2014, a mulher foi espancada até a morte por moradores do Guarujá, no litoral de São Paulo. Ela foi vítima de uma notícia falsa compartilhada nas redes sociais, que a identificou como uma suposta sequestradora de crianças para rituais de magia negra.
Para conversar sobre violência em espaços públicos, convidamos, no Olhar da Cidadania desta quinta-feira, 25 de maio, a antropóloga e advogada Ana Lúcia Pastore.
Ana Lúcia Pastore é antropóloga e advogada, professora do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo e coordenadora do NADIR – Núcleo de Antropologia do Direito da USP.
O programa também contou com a participação do colunista Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, e foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.
Olhar da Cidadania na Rádio USP
Todas as quintas-feiras, às 13h30
São Paulo: 93,7 FM
Ribeirão Preto: 107,9 FM
*
Foto: Adobe Stock