Infância e juventude no pós-pandemia

Uma pesquisa Datafolha buscou avaliar o impacto da distância da escola na saúde mental de crianças e jovens. No total, 45% ficaram mais agitados, 44% mais tristes e 40% mais nervosos. Nas famílias com menor renda, 95% tiveram pelo menos algum dos sintomas. Todos os indicadores de saúde mental e comportamento são desfavoráveis para os estudantes mais pobres e negros. Qual será o legado da pandemia para a juventude nos próximos anos?
Para refletir sobre a infância e juventude no pós-pandemia, recebemos, no Brasil Cidadão desta terça-feira (24/08), Irene Reis, mestra em Ciências da Educação, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Educação e Gestão do Cuidado (CNPQ), e fundadora e presidente da Comunidade Reinventando a Educação (CORE), e Marcelo Otsuka, infectologista pediátrico, vice-presidente do departamento de infectologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo e membro da Sociedade Latino-americana de Infectologia Pediátrica.
O Brasil Cidadão é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as terças-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.
A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.
A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.
*
Foto: Lia de Paula/Agência Senado