Indígenas e os impactos da pandemia

A grilagem, a mineração ilegal e o roubo de madeira em terras indígenas se tornaram uma constante na região amazônica. Durante a pandemia, a população sofre com a contaminação pela Covid-19. De acordo com a Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, o país tem 10.517 indígenas infectados e 216 mortos pelo coronavírus.
Para refletir sobre a população indígena e o meio ambiente, recebemos, no Olhar da Cidadania do dia 22 de julho, Paulo Junqueira, do Instituto Socioambiental (ISA), e a ativista da Survival International Sarah Shenker.
Paulo Junqueira é coordenador adjunto do projeto Xingu no Instituto Socioambiental (ISA), atuando no Parque Indígena do Xingu e na Terra Indígena Panará. Além disso, é sócio honorário da Associação Indígena Kisêdjê e roteirista do filme ‘Para onde foram as andorinhas’ (2016), produzido pelo ISA e pelo Instituto Catitu.
Sarah Shenker é ativista e pesquisadora da Survival International, uma organização sediada em Londres que atua de forma global pelos direitos dos povos indígenas.
Entre os assuntos abordados estão: a Covid-19 como um novo mecanismo de violência contra a população indígena; a fragilidade das políticas públicas; o papel da Amazônia na preservação dos recursos naturais; proteção dos direitos indígenas; os vetos do governo na proteção dos povos indígenas frente à Covid-19; a terra indígena Yanomami; e a importância de levar informações para as populações indígenas.
O programa também contou com a participação dos colunistas Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que falou sobre o privilégio do sono; e Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre o genocídio apontado por Gilmar Mendes.
O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.
Olhar da Cidadania na Rádio USP
Todas as quartas-feiras, às 17h
Reprise todas as sextas-feiras, às 3h
São Paulo: 93,7 FM
Ribeirão Preto: 107,9 FM
*
Foto: Victor Moriyama | ISA – imagem disponibilizada pelo Acervo ISA