Idosos no Brasil

As violações de direitos humanos contra idosos cresceu 97% nos três primeiros meses de 2023. Um levantamento da central judicial do idoso aponta que os principais agressores de idosos são os filhos, seguidos de outros familiares e de pessoas conhecidas.
Além disso, o número de denúncias de abandono de idosos cresceu 855% em 2023, segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O fato é preocupante pois a população do Brasil está mais velha. Em 2022, o número de idosos aumentou para mais de 15%, segundo o IBGE.
No mês de outubro, é comemorado 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa. Para conversar sobre os idosos no Brasil, convidamos, no Olhar da Cidadania desta quinta-feira, 12 de outubro, a professora e filósofa Terezinha Azerêdo Rios.
Terezinha Azerêdo Rios é graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores da USP e autora do livro “Vivemos mais! Vivemos bem?”.
O programa também contou com a participação do colunista Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, e foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.
Olhar da Cidadania na Rádio USP
Todas as quintas-feiras, às 13h30
São Paulo: 93,7 FM
Ribeirão Preto: 107,9 FM
*
Foto: