Idosos na Sociedade Brasileira

O número de idosos, ou seja, pessoas com mais de 60 anos, cresceu 39,8% de 2012 para 2021, totalizando 31,2 milhões. Segundo dados apresentados pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, no ano de 2023, o número de denúncias de abandono de idosos cresceu 855%; entre janeiro e maio foram registrados vinte mil casos de abandono, um aumento em relação ao mesmo período no ano ado, que foi de quase dois mil e cem casos.
Além do abandono dos idosos, a violência física que eles são submetidos, muitas vezes feita até por parentes, teve uma alta; em 2022, de janeiro a maio foram 62.758 casos de violência física contra idosos, no mesmo ano foram registrados 129.501, ou seja, o número de casos praticamente dobrou.
Para refletir sobre idosos na sociedade brasileira, reprisamos nessa terça-feira (30/01), o programa Perspectiva com Débora Conti, psicóloga, diretora executiva do Instituto Velho Amigo, membro do Grupo Conexão Captadoras e do Grupo do Movimento por uma Cultura de Doação; e Marília Berzins, assistente social, presidente do Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (OLHE), membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de São Paulo (SBGG) e do Centro Internacional de Longevidade Brasil (ILC).
O Perspectiva é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas às terças-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual.
A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.
A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.
*
Foto: Unsplash