Fake News e Eleições 2022

Observatório na Brasil Atual
Observatório na Brasil Atual
Fake News e Eleições 2022
Loading
/

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 16 da Agenda 2030 da ONU diz respeito à Paz, Justiça e Instituições Eficazes. No Brasil, o tema é motivo de preocupação visto que as eleições de 2022 sofrem com a ameaça de fake news e discursos de ódio fundamentados em desinformação. De acordo com dados de uma pesquisa do Data Senado, 79% dos entrevistados têm o Whatsapp como principal fonte de informação. Além disso, cerca de 31% decidiram seu voto nas últimas eleições se baseando em informações vistas no Facebook.

Para refletir sobre fake news e eleições 2022, recebemos no Brasil ODS desta quinta-feira (14/07), Marco Barros, professor da Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, líder do Grupo de Pesquisa Direito & Regulação da Sociedade e coautor da obra “Fake News e Eleições: Estudo Sociojurídico sobre Política, Comunicação Digital e Regulação no Brasil“; e João Brant, diretor do Instituto Cultura e Democracia e coordenador do projeto Desinformante.

Brasil ODS – Observatório na Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as quintas-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.

A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.

O programa conta com o apoio da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.

*

Foto: Fábio Pozzebom/ Agência Brasil