ESG e Economia Circular

Em inglês, a sigla ESG significa boas práticas ambientais, sociais e de governança adotadas pelas empresas. Na prática, o ESG representa uma mudança de funcionamento para muitas empresas e instituições. Entre as várias iniciativas que podem ser feitas estão a redução da emissão de gases do efeito estufa, a preservação da biodiversidade natural, melhorias de condições de trabalho, inclusão de grupos minoritários e gestão transparente dos negócios. Dessa forma, ESG e Economia Circular significam uma nova forma de produção e convivência.
Um levantamento feito pelo Google Trends mostra que a busca pelo termo ‘ESG’ triplicou nos últimos 12 meses até fevereiro de 2022 no Brasil. Segundo uma pesquisa feita em 2017 pela consultoria The Boston Consulting Group, empresas com desempenho superior em áreas ambientais, sociais e de governança são mais valorizadas do que as que não incorporam questões ESG em seus negócios.
Para refletir sobre ESG e Economia Circular, recebemos, no programa Perspectiva desta terça-feira (10/05), Julia Luchesi, gestora de projetos de sustentabilidade, economia circular e ESG; e Edmond Sakai, diretor regional da sede mundial da ONG Internacional Médica Operation Smile e colunista do Observatório do Terceiro Setor.
O Perspectiva é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as terças-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.
A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.
A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.
*
Foto: Adobe Stock | Licenciado