Educação e tecnologia nas salas de aula

Recentemente a Suécia recuou na digitalização de suas escolas, determinando uma volta aos livros de papel; Lotta Edholm, Ministra sueca da educação, afirmou que “estamos em risco de criar uma geração de analfabetos funcionais”. No Brasil, na contramão desse movimento que começa a se espalhar por outros países, incentiva-se cada vez mais o uso das plataformas digitais na sala de aula.
De acordo com pesquisa do Todos pela Educação, aproximadamente 55% dos professores brasileiros usam regularmente a tecnologia em sala de aula. A pesquisa aponta também que 34% dos professores participantes vêem que essa atitude impacta de forma positiva na motivação dos estudantes, melhorando suas habilidades cognitivas, assim como a capacidade de buscarem informações.
Para refletir sobre educação e tecnologia nas salas de aula, recebemos no Perspectiva desta terça-feira (08/08), Juliana Francine, coordenadora de projetos do Instituto Ser +, mestre em Psicologia Social pela PUC-SP e educadora social; e Lucas Rocha, diretor de projetos da Fundação Lemann.
Também contamos com a participação de Andréa Wolffenbüttel, integrante do comitê coordenador do Movimento por uma Cultura de Doação.
O Perspectiva é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas às terças-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual.
A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.
A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.