Educação e leitura no Brasil

Observatório na Brasil Atual
Observatório na Brasil Atual
Educação e leitura no Brasil
Loading
/

A pandemia provocou um novo cenário na educação do país, comprometendo o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 4 da Agenda 2030 da ONU. O ODS 4 coloca como meta “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

Segundo a pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, divulgada em setembro de 2020 pelo Instituto Pró-livro, o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019. O levantamento foi realizado em 208 municípios de 26 estados entre outubro de 2019 e janeiro de 2020. Apenas 52% dos brasileiros tinham hábitos de leitura, um resultado 4% menor do que o registrado em 2015, quando a porcentagem de leitores no país era de 56%.

No entanto, no primeiro semestre deste ano, foi observado um aumento de 46,5% nas vendas de livro no país.  Segundo a mesma pesquisa, entre as crianças de 5 a 10 anos, a proporção de leitores subiu de 67% para 71%, de 2015 a 2019. O levantamento apontou que essa faixa etária prefere os livros físicos aos digitais. Houve também alta nas vendas de e-books e audiolivros. O crescimento no setor em 2020 foi de 43% em meio à pandemia de Covid-19.

Para refletir sobre o educação e leitura no Brasil, recebemos, no Brasil ODS desta quinta-feira (21/10), Zoara Failla, socióloga com mestrado em psicologia social na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-graduação pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV-SP), coordenadora da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil” responsável pelos projetos do Instituto Pró-livro; e Roberto Catelli Jr, doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenador da unidade de educação para jovens e adultos (EJA) da Ação Educativa.

Brasil ODS – Observatório na Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as quintas-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.

A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.

A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.

*

Foto: Divulgação/Cultura RJ via Agência Brasil