Desperdício de Alimentos e Economia Circular

De acordo com a Organização para a Alimentação e Agricultura da ONU (FAO), a fome atinge atualmente cerca de 10% da população mundial. No Brasil, dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) mostram que 19,1 milhões de pessoas estão no grupo da insegurança alimentar grave, o que significa que 9% da população brasileira a fome. Por outro lado, temos também uma sociedade que convive diariamente com o desperdício de alimentos. Segundo uma reportagem recente da Revista Piauí, a quantidade de comida desperdiçada por ano no Brasil seria o suficiente para encher o estádio do Maracanã inteiro.
Para refletir sobre Desperdício de alimentos e Economia Circular, recebemos, no programa Perspectiva desta terça-feira (26/04), Nuria Chaim, gerente da Associação Prato Cheio e engenheira de alimentos com experiência em projetos na área de segurança alimentar no terceiro setor; e Francisco Ugayama, engenheiro agrônomo, ex assessor da FAO para a América Latina em Economia Circular e sócio da startup Evolve, que trabalha com desenvolvimento de soluções para o reaproveitamento de resíduos sólidos orgânicos.
O Perspectiva é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as terças-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.
A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.
A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.
*
Foto: Adobe Stock | Licenciado