Desigualdade racial

O Olhar da Cidadania
O Olhar da Cidadania
Desigualdade racial
Loading
/

O dia da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro e marca a luta pela resistência negra e pela liberdade no Período Colonial.

Lima Barreto, escritor de “O Triste Fim de Policarpo Quaresma” e “Clara dos Anjos”, ficou anos ignorado pela literatura brasileira por ser negro. Em 1905, aos 24 anos, o autor registrou sua percepção do racismo no âmbito intelectual. Em uma nota, ele critica a crescente influência de teorias racistas no mundo ocidental.

Para conversar sobre desigualdade racial, reprisamos, no Olhar da Cidadania desta quinta-feira, 23 de março, o programa com a advogada Maria Sylvia de Oliveira e a Secretária Executiva Adjunta da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial Elisa Rodrigues.

Maria Sylvia de Oliveira é advogada, mestranda de humanidades, direitos e outras legitimidades pela USP, diretora e coordenadora de promoção de igualdade de gênero e raça de Geledés – Instituto da Mulher Negra. 

Elisa Rodrigues é formada em letras, secretária executiva adjunta da Coordenação de Promoção da Igualdade Racial na cidade de São Paulo. Foi presidente do conselho de participação e desenvolvimento da comunidade negra do estado de São Paulo.

O programa também contou com a participação do colunista Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que falou sobre os efeitos da polarização política na sociedade.  

O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.

Olhar da Cidadania na Rádio USP

Todas as quintas-feiras, às 13h30

São Paulo: 93,7 FM   

Ribeirão Preto: 107,9 FM