Desemprego e Economia Circular

Perspectiva
Perspectiva
Desemprego e Economia Circular
Loading
/

Desemprego e Economia Circular: seria essa uma solução para o problema social?

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil fechou o ano de 2021 com uma taxa de desemprego em torno de 11,6%. Isso representa cerca de 12 milhões de brasileiros fora do mercado de trabalho. Outros milhões estão atualmente em trabalhos informais e subempregos. Ainda, dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que o desemprego durante a pandemia foi maior entre os jovens, os negros e as mulheres.

Por outro lado, segundo estimativas prévias da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a economia circular pode gerar cerca de 4,8 milhões de empregos na América Latina e no Caribe. No entanto, a organização frisa que, para a economia circular se tornar uma solução para o problema do desemprego, é preciso haver estratégias bem definidas por parte dos governos.

Para refletir sobre Desemprego e Economia Circular, recebemos, no programa Perspectiva desta terça-feira (15/03), Tereza Cristina Carvalho, professora associada da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora nas áreas de tecnologias digitais, inovação sustentável, economia circular, resíduo de equipamentos eletrônicos e internet do futuro; e Adriana Marcolino, socióloga no Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) e consultora em temas relacionados ao mundo do trabalho.

Perspectiva é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as terças-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.

A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.

A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.

*

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil