Dengue e Zika Vírus

Observatório na Brasil Atual
Observatório na Brasil Atual
Dengue e Zika Vírus
Loading
/

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde indicam que os casos de suspeita de dengue no Brasil aumentaram 17,5% em 2023 em relação ao ano ado e os óbitos tiveram um aumento de 5,4% desde 2022.

A Anvisa aprovou uma nova vacina para prevenir a dengue, é a Qdenga, desenvolvida pela Takeda Pharma Ltda. Ela contém quatro tipos diferentes do vírus, proporcionando ampla proteção. A vacina é destinada a crianças acima de quatro anos, adolescentes e adultos até 60 anos, istrada em duas doses com um intervalo de três meses entre elas, por via subcutânea.

O tema da vacinação no Brasil é um desafio para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente o número 3 da Agenda 2030 da ONU, que diz respeito à saúde e bem-estar. 

Para refletir sobre a Dengue e Zika Vírus, recebemos no Brasil ODS desta quinta-feira (21/12), Cássia Fernanda Estofolete, médica infectologista da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto; e Otávio Cabral Marques, professor de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da USP.

O Brasil ODS – Observatório no Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas às quintas-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual.

A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.

O programa conta com o apoio da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

A apresentação foi do jornalista Joel Scala.

*

Foto: Adobe Stock