Crise hídrica e meio ambiente

Observatório na Brasil Atual
Observatório na Brasil Atual
Crise hídrica e meio ambiente
Loading
/

Entidades do setor elétrico afirmam que a crise hídrica observada nos últimos meses é a pior em 91 anos para a geração de energia via hidroelétricas. Diante deste cenário, em junho a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um reajuste de 52% na bandeira tarifária vermelha 2, de 6,24 reais para 9,49 reais por cada 100 kWh. No mesmo mês, o Brasil registrou o recorde de queimadas na Amazônia pelo segundo ano consecutivo.

Em entrevista ao jornal O Globo, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, disse que “para o setor elétrico caiu a ficha de que a gente deve considerar aquecimento global e mudanças climáticas dentro das nossas avaliações de análises”.

Para refletir sobre a crise hídrica e o meio ambiente, recebemos, no Observatório na Brasil Atual desta quinta-feira (29/07), Sergio Leitão, advogado e diretor do Instituto Escolhas, de estudos sobre temas ambientais e econômicos, e Luis Eduardo Gregolin Grisotto, diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-SP) e coordenador da Câmara Técnica de Recursos Hídricos da ABES-SP.

O Observatório na Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as quintas-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.

A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.

A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.

*

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil