Crianças em situação de rua

Perspectiva
Perspectiva
Crianças em situação de rua
Loading
/

O Censo de Crianças e Adolescentes em situação de rua, realizado pela Prefeitura de São Paulo em maio de 2022 revelou que existem 3,7 mil crianças e adolescentes em situação de rua. Depois da cidade ficar 15 anos sem dados, o levantamento mostra que 73% deles pedem esmolas ou trabalham de forma irregular para sobreviver, e apenas 10% dormem nas ruas. 

A quantidade de crianças e adolescentes que estão vivendo nas ruas da capital paulista dobrou desde 2007. A cidade registra 1.151 crianças de até seis anos de idade e 1.585 adolescentes de 12 a 17 anos nesta situação. 

Para refletir sobre violação dos direitos humanos de crianças em situação de rua, reprisamos, nesta terça-feira (03/01), o programa Perspectiva com José Luiz Egydio Setúbal, médico pediatra, acadêmico titular da Academia Brasileira de Pediatria e presidente da Fundação José Luiz Egydio Setúbal; e Ariel de Castro Alves, advogado e presidente da Comissão de Adoção e Convivência Familiar de Crianças e Adolescentes da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo. 

O Perspectiva é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as terças-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual. 

A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568. 

A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde. 

* 

Foto: Adobe Stock | Imagem ilustrativa