Cracolândia: população de rua e o uso de drogas

A média diária de usuários na Cracolândia, no centro de São Paulo, cresceu 27% de janeiro a junho de 2023. De acordo com o levantamento feito pela prefeitura de São Paulo, cerca de 1.200 pessoas foram flagradas consumindo drogas todos os dias na região. Um outro estudo realizado pela Universidade Federal de São Paulo mostra que 39% dos usuários de drogas da Cracolândia frequentam o local há pelo menos 10 anos.
As atuais tentativas de solução para este problema ainda não surgiram efeito. De acordo com o coordenador do Laboratório de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Aluízio Marinho, as operações policiais realizadas neste ano na Cracolândia não têm diminuído a quantidade de pessoas que frequentam a região para usar drogas.
A Cracolândia é um problema não somente de segurança, mas também de saúde pública. Recentemente, uma vacina contra crack e cocaína ou a ser desenvolvida na Universidade Federal de Minas Gerais. A ideia é que, se a pessoa vacinada voltar a consumir as drogas, os anticorpos reduzam os efeitos prazerosos que provocam o vício. No estudo com animais, os pesquisadores conseguiram resultados positivos na prevenção da exposição à cocaína durante a gestação. Isso significa que a vacina conseguiria evitar que bebês de mães dependentes, nasçam dependentes químicos.
Para conversar sobre população de rua e o uso de drogas, convidamos, no Olhar da Cidadania desta quinta-feira, 31 de agosto, a psiquiatra Alessandra Diehl.
Alessandra Diehl é psiquiatra e presidente da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas; possui pós-doutoramento na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e é colaboradora do Grupo de Estudo sobre Prevenção do Uso Nocivo do Álcool e ou Drogas, também da USP de Ribeirão Preto.
O programa também contou com a participação do colunista Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, e foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.
Olhar da Cidadania na Rádio USP
Todas as quintas-feiras, às 13h30
São Paulo: 93,7 FM
Ribeirão Preto: 107,9 FM
*
Foto: Adobe Stock