COP 28: Futuro da Amazônia

Observatório na Brasil Atual
Observatório na Brasil Atual
COP 28: Futuro da Amazônia
Loading
/

A COP 28 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) de 2023 deve apresentar a evolução dos países associados em relação às metas assumidas no Acordo de Paris. O  acordo em questão foi firmado durante a COP-21, onde os países-membros se comprometeram a limitar a elevação da temperatura do planeta a 1,5°C, até 2050.

Segundo a WWF, a Amazônia teve o pior mês de outubro em 15 anos, somando mais de 22 mil focos de queimadas. Por conta da seca severa que atingiu a região no segundo semestre de 2023, o índice de queimadas aumentou 59% em relação ao ano ado.

O tema é um desafio para diferentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre eles o número 13 da Agenda 2030 da ONU, que diz respeito à ação contra a mudança global do clima.

Para refletir sobre a COP 28 e o futuro da Amazônia, recebemos no Brasil ODS desta quinta-feira (16/11), Jean Ometto, pesquisador Titular do INPE e Membro do Comitê do Programa Fapesp de Pesquisas em Mudanças Climáticas Globais; e Vicente Neves, Secretário Executivo do Grupo de Trabalhos Amazônicos-GTA- Regional Médio Amazonas.

Também contamos com a participação de Gabriela Chabbouch, especialista em Objetivos De Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Brasil ODS – Observatório no Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas às quintas-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual.

A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.

O programa conta com o apoio da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde

*

Foto: Adobe Stock