COP 26 e o futuro do planeta

Entre os dias 31 de outubro e 12 de novembro, aconteceu na cidade de Glasgow, na Escócia, a 26ª edição da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre o Clima, a COP 26.
O encontro reuniu cerca de 190 líderes mundiais e dezenas de milhares de representantes governamentais, empresas e cidadãos. Um de seus maiores objetivos era fazer com que os países apresentassem seus planos de redução das emissões de gases de efeito estufa.
Muitas organizações avaliaram que apesar de alguns avanços, a COP ainda teve alguns obstáculos que dificultam o cumprimento do objetivo do Acordo de Paris de limitar o aquecimento global a 1,5ºC. Como por exemplo, os países desenvolvidos se recusaram a criar o fundo de financiamento climático de 100 bilhões de dólares anuais aos países pobres, o que foi visto como decepção por muitos países.
Enquanto isso, o Brasil apareceu dividido no evento, tendo de um lado o governo federal como representante oficial, e do outro, a delegação brasileira geral, que se mostrou bem diversa e incluiu representantes de organizações da sociedade civil, jovens, líderes de comunidades tradicionais e do movimento negro.
Para refletir sobre a COP 26 e o futuro do planeta, recebemos, no Brasil ODS desta quinta-feira (25/11), a ex-ministra do Meio Ambiente (2003 – 2008) Marina Silva, que é também ambientalista, historiadora, professora e foi senadora pelo Acre (1995 – 2011); e Karen Oliveira, geóloga e gerente para políticas públicas e relações governamentais da TNC Brasil e que esteve presente na COP 26.
O Brasil ODS – Observatório na Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as quintas-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.
A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.
A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.
*
Foto: Adobe Stock | Licenciado