Consumo e Produção Responsáveis

Observatório na Brasil Atual
Observatório na Brasil Atual
Consumo e Produção Responsáveis
Loading
/

Todos os dias, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados. Todo ano, 120 bilhões de dólares são perdidos com o uso de lâmpadas de alto consumo. No mundo, são mais de 1 bilhão de pessoas que ainda não têm o à água potável. O cenário é desesperador. Além disso, a população mundial deve chegar a 9,6 bilhões de pessoas até 2050: seriam necessários 3 planetas para prover os recursos naturais que sustentam os estilos de vida atuais.

A Agenda 2030 da ONU estabelece como uma das metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 12 “reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso”.

No entanto, dados do Relatório Luz 2021 revelam que a política do governo federal brasileiro impactou negativamente todas as metas e indicadores do ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis. O relatório mostra também as tentativas de mudar o Código Ambiental, flexibilizar o ordenamento jurídico e enfraquecer os órgãos de controle, a redução da fiscalização e a ausência de dados atualizados sobre o contexto da produção e consumo consciente.

Para refletir sobre o ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis, recebemos, no Brasil ODS desta quinta-feira (11/11), Clauber Leite, coordenador do Programa de Energia e Sustentabilidade do IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), engenheiro ambiental e de segurança do trabalho, atuante no terceiro setor com temas relacionados à energia, resíduos e emissão de gases do efeito estufa (GEE); e Ronaldo Stabile, economista, empresário B, sócio fundador da ReUrbi, da Reset Circular Store e do Instituto ReUrbi de Inclusão Sociodigital, e conselheiro do Sistema B Brasil.

Brasil ODS – Observatório na Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as quintas-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.

A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.

A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.

*

Foto: Adobe Stock | Licenciado