Como será o Brasil pós-pandemia?

O Olhar da Cidadania
O Olhar da Cidadania
Como será o Brasil pós-pandemia?
Loading
/

Em dezembro de 2019, o governo chinês comunicou à Organização Mundial da Saúde (OMS) a ocorrência de uma “pneumonia de origem desconhecida”. Era o novo coronavírus, causador da Covid-19.

Em pouco mais de cem dias, o novo coronavírus (oficialmente chamado de Sars-Cov-2) se espalhou mundialmente, deixando ruas desertas e escolas e comércios fechados. Agora, muitos questionam: como será o mundo pós-pandemia?

Para refletir sobre possíveis cenários para o Brasil pós-pandemia, recebemos, no Olhar da Cidadania do dia 29 de abril, o filósofo Ives Alejandro e a psicanalista Priscilla Santos de Souza.

Ives Alejandro é mestre em Educação Ética, pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Ética e Felicidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e do Grupo de Pesquisa em Gestão Democrática e Qualidade Social da Educação Básica do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS.

Priscilla Santos de Souza é Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), membro do Laboratório de Pesquisa e Extensão – Psicanálise, Sociedade e Política (PSOPOL) do Departamento da Psicologia Clínica do IPUSP, coordenadora da Rede Clínica do Laboratório Jacques Lacan e tesoureira da Rede Interamericana de Pesquisa em Psicanálise e Política (REDIPPOL).

Entre os assuntos abordados estão: problemas atuais que continuarão a repercutir após a quarentena; a mistificação do vírus; o papel individual na reconstrução social; os lugares de isolamento na sociedade; a importância do e econômico; desigualdades escancaradas pela pandemia; aumento da violência doméstica; a postura de governantes; a reformulação do luto; e a valorização do trabalho coletivo.

O programa também contou com a participação dos colunistas Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que falou sobre o papel do medo na construção do individuo; e Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre os ataques à liberdade de imprensa.

O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.

Olhar da Cidadania na Rádio USP

Todas as quartas-feiras, às 17h

Reprise todas as sextas-feiras, às 3h

São Paulo: 93,7 FM

Ribeirão Preto: 107,9 FM

*

Foto: Guilherme Gandolfi via Fotos Públicas