Clima de ódio no Brasil

No Brasil, manifestações pró-democracia e antirracistas vêm ocorrendo como resposta à violência do Estado e aos ataques contra o sistema democrático. O país, que registra 33 crimes de ódio por dia, observa o crescimento de grupos neonazistas e fascistas encorajados por discursos políticos.
Para falar sobre o clima de ódio no Brasil, recebemos, no Olhar da Cidadania do dia 17 de junho, a jornalista Beatriz Buarque e o psicanalista Christian Dunker.
Beatriz Buarque é jornalista e fundadora da organização não governamental Words Heal the World (Palavras curam o mundo, em tradução livre), criada em 2018 no Reino Unido visando capacitar jovens para desenvolver estratégias de desconstrução de discursos de ódio e extremismo no Brasil e no mundo.
Christian Dunker é psicanalista, professor livre docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e um dos coordenadores do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP. Autor de diversos livros, entre os quais ‘Mal-estar, sofrimento e sintoma’ (Boitempo) e ‘Reinvenção da intimidade: políticas do sofrimento cotidiano’ (Ubu).
Entre os assuntos abordados estão: a falta de dados sobre crimes de ódio no Brasil; as características históricas presentes nestes crimes; a segregação entre os grupos minoritários; os motivos para a subnotificação de crimes de ódio; legitimidade do discursos de ódio; e a importância da educação midiática.
O programa também contou com a participação do colunista Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre a necessidade de o STF cumprir seu papel.
O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.
Olhar da Cidadania na Rádio USP
Todas as quartas-feiras, às 17h
Reprise todas as sextas-feiras, às 3h
São Paulo: 93,7 FM
Ribeirão Preto: 107,9 FM
*
Foto: Pam Santos | via Fotos Públicas