Cidades e comunidades sustentáveis

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 11 da Agenda 2030 da ONU diz respeito a cidades e comunidades sustentáveis, e coloca como sua meta principal “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”.
Isso significa assegurar o o a habitações seguras a um custo razoável para a população e melhorar os assentamentos das favelas. Também envolve investir em transporte público, criar espaços públicos verdes e melhorar o planejamento e a gestão urbana de forma participativa e inclusiva. Todos esses são grandes desafios para o Brasil, cuja população está, em sua maioria, concentrada em centros urbanos que representam menos de 1% do território do país. Além disso, segundo o Relatório Luz 2021, durante a pandemia, cerca de 9 mil famílias foram despejadas, incluindo em comunidades quilombolas, e quase 65 mil pessoas estavam ameaçadas de perder sua moradia.
Para refletir sobre o ODS 11: Cidades e comunidades sustentáveis, recebemos no Brasil ODS desta quinta-feira (07/04), Erminia Maricato, professora aposentada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, fundadora do LABHAB – Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da USP, ex-secretária de Habitação de São Paulo, ex-vice-ministra das Cidades e coordenadora da Rede BRCidades; e Marina Teles, gestora de políticas públicas formada pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP e conselheira da Comissão Municipal para o Desenvolvimento Sustentável em São Paulo.
O Brasil ODS – Observatório na Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as quintas-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.
A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.
A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.
*
Foto: Adobe Stock | Licenciado