Censo IBGE 2022

A primeira parte do Censo do IBGE de 2022 foi divulgada na última semana de junho. Embora milhares de recenseadores tenham rodado o país para coletar dados para o estudo, o índice de brasileiros que recusaram responder a pesquisa ultraou 1 milhão dos domicílios do país.
Um dos principais dados apontados pelo Censo de 2022 é que o Brasil tem 203 milhões de habitantes, quase 5 milhões a menos que a estimativa do IBGE. A taxa de crescimento da população é de 0,52. Em 150 anos de pesquisas, o aumento populacional no Brasil nunca foi tão baixo. Além disso, pela primeira vez, o número médio de moradores por domicílios ficou abaixo de 3%.
A realização do Censo 2022 ou por diversas barreiras como corte no orçamento e a pandemia de covid-19, além de dificuldades na contratação de recenseadores. Em março, o IBGE se juntou a Central Única das Favelas (CUFA) e ao Instituto Data Favela em uma iniciativa para agilizar a coleta de dados nas favelas e comunidades urbanas.
Para conversar sobre o Censo do IBGE 2022, recebemos, no Olhar da Cidadania desta quinta-feira, 20 de julho, o geógrafo e professor Fábio Contel.
Fábio Contel é geógrafo e professor do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
O programa também contou com a participação do colunista Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, e foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.
Olhar da Cidadania na Rádio USP
Todas as quintas-feiras, às 13h30
São Paulo: 93,7 FM
Ribeirão Preto: 107,9 FM
*
Foto: IBGE