As Mulheres e a Democracia

O Olhar da Cidadania
O Olhar da Cidadania
As Mulheres e a Democracia
Loading
/

De acordo com uma pesquisa do Ibope, encomendada pela ONU Mulheres em 2018, 70% dos entrevistados concordavam com a frase: “só há democracia com a presença de mulheres em postos de poder e tomada de decisões”.

Para falar sobre as mulheres e a democracia, recebemos, no Olhar da Cidadania do dia 25 de março, a antropóloga Heloisa Buarque de Almeida e a psicóloga Clarice Pimentel Paulon.

Heloisa Buarque de Almeida é professora doutora da Universidade de São Paulo, atuando no departamento de antropologia e no programa de pós-graduação em antropologia social; é membra do Núcleo de Estudos dos Marcadores Sociais da Diferença (Numas) e coordena o Comitê de Gênero e Sexualidade da Associação Brasileira de Antropologia.

Clarice Pimentel Paulon é psicóloga, mestra em Psicologia e especialista em Gestão em Saúde Pública; membra do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP, co-coordenadora da Rede Clínica da USP, professora e supervisora de Práticas Psicoterápicas e Psicanálise na Residência de Atenção Integrada em Psiquiatria da Prefeitura de São Paulo.

Entre os assuntos abordados estão: a relação entre a crise na democracia brasileira e a representatividade das mulheres na política; a masculinização das pessoas que chegam ao poder e como as mulheres assumem o protagonismo nesses lugares de poder, como o espaço público.

O programa também contou com a participação do colunista Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre o debate em relação à liberdade de imprensa.

O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.

Olhar da Cidadania na Rádio USP

Todas as quartas-feiras, às 17h

Reprise todas as sextas-feiras, às 3h

São Paulo: 93,7 FM

Ribeirão Preto: 107,9 FM

*

Foto: Miguel Bruna via Unsplash