Ameaça aos povos indígenas

A pandemia de Covid-19 já afetou 163 povos e matou 1.124 indígenas, segundo a APIB. Paralelamente a isso, os povos originários ainda precisam enfrentar a invasão de terras, a violência do Estado e a constante violação de direitos, como o ocorreu no dia 24 de junho, quando a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o PL490/2007, que ameaça a demarcação de terras indígenas e abre as portas destes territórios para empreendimentos.
Para refletir sobre as ameaças aos direitos dos povos indígenas, recebemos, no Brasil Cidadão desta terça-feira (29/06), Claudine Melo, fundadora e educadora da EtnicoEduc – consultoria educacional e ativista de direitos humanos, e Priscilla Oliveira, pesquisadora e ativista da Survival International, movimento global pelos povos indígenas.
O Brasil Cidadão é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as terças-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.
A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.
A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.
*
Foto: José Cruz/Agência Brasil