Água e Saneamento

A agenda 2030 da ONU tem como seu Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 6, a garantia da disponibilidade e o manejo sustentável da água e saneamento para todos.
O Brasil possui cerca de 12% das reservas de água doce do mundo, mas ainda não conseguiu universalizar o o à água no país. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 35 milhões de brasileiros ainda não têm o à água tratada, e 100 milhões de brasileiros não têm o à coleta de esgoto.
Por outro lado, em 2021 ficou claro que o risco de crise hídrica é iminente em diversos lugares do Brasil, principalmente em São Paulo, onde os reservatórios de água estão 9 pontos abaixo do nível pré-crise hídrica de 2013, apesar da chuva acima da média no mês de outubro. O CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais teme que o Sistema Cantareira chegue a 17% da capacidade em abril de 2022.
Para refletir sobre água e saneamento, recebemos, no Brasil ODS desta quinta-feira (02/12), Mariana Clauzet, que é membro do GT Agenda 2030 – Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 para Desenvolvimento Sustentável da ONU com foco na elaboração do Relatório Luz ODS 6 – Água Potável e Saneamento, e integrante do IAS – Instituto Água e Saneamento; e Rubens Filho, que é gerente de relações institucionais e de comunicação do Instituto Trata Brasil.
O Brasil ODS – Observatório na Brasil Atual é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as quintas-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.
A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.
A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.
*
Foto: Adobe Stock | Licenciado