A violência contra a população feminina

A Plataforma EVA (Evidências sobre Violências e Alternativas para Mulheres e Meninas), do Instituto Igarapé, compila em um só lugar dados sobre a violência contra a mulher.
De acordo com a EVA, entre 2010 e 2017, 1,23 milhão de mulheres foram atendidas pelo sistema de saúde após sofrerem violência. O agressor é, em 90% dos casos, uma pessoa próxima da vítima — em 36% das vezes, o próprio parceiro.
Nesse mesmo período, as notificações de violência contra mulheres brancas aumentaram 297%. No caso das mulheres negras, o cenário é ainda mais grave: 409%.
Para falar sobre violência contra a mulher no Brasil, recebemos, no Olhar da Cidadania do dia 27 de novembro, Valéria Diez Scarance Fernandes e Mafoane Odara.
Valéria Diez Scarance Fernandes é Promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo, especializada em gênero e enfrentamento à violência contra a mulher, primeira Secretária Executiva e coordenadora do Núcleo de Gênero do Ministério Público de São Paulo (GEVID-MPSP), e criadora da cartilha Namoro Legal.
Mafoane Odara é pesquisadora do Núcleo de Estudos de Prevenção da Aids (Nepaids-USP) nas áreas de juventude, saúde, gênero e raça, coordenadora da área de enfrentamento à violência contra as mulheres do Instituto Avon e integra a Rede pela Diversidade da Avon e a Diretoria do Fundo Brasil de Direitos Humanos.
Entre os assuntos abordados estão: índices da violência contra a mulher; o papel das políticas públicas; o perfil das denunciantes de violência; a liderança das mulheres negras; a desigualdade racial neste cenário; assédio e importunação sexual; o machismo na sociedade como potencializador da violência contra a mulher; violência contra mulher como problema social; o diálogo com a população masculina; ciclo de violência; e a naturalização da violência.
O programa também contou com a participação dos colunistas Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que falou sobre os impactos da violência doméstica na formação do indivíduo; e Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre as ações de investimento em infraestrutura no país.
O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.
Olhar da Cidadania na Rádio USP
Todas as quartas-feiras, às 17h
Reprise todas as sextas-feiras, às 3h
São Paulo: 93,7 FM
Ribeirão Preto: 107,9 FM