A Sociedade e o Consumo Consciente

Qual a relação entre a nossa sociedade e o consumo consciente?
O termo “sociedade de consumo” é muito utilizado para falar sobre os avanços do capitalismo, principalmente no século XX. Segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, a expressão “representa o tipo de sociedade que promove, encoraja ou reforça a escolha de um estilo de vida e uma estratégia existencial consumistas, e rejeita todas as opções culturais alternativas”.
No Brasil atual, a pandemia mudou a forma de consumo de muitas pessoas. Uma pesquisa da consultoria Conquist de 2021 mostrou que 71% dos consumidores aram a preferir fazer compras pela internet. Já um levantamento da Neotrust indicou um faturamento de R$ 5,4 bilhões para o comércio eletrônico na Black Friday de 2021, registrando um aumento de 5,8% em comparação ao ano anterior.
Com a flexibilização das restrições provocadas pela pandemia e a proximidade das festas de final de ano, voltamos a assistir uma corrida às compras e um apelo ao consumo. Neste cenário, há espaço para um consumo consciente?
Para refletir sobre a sociedade e o consumo consciente, recebemos, no Brasil Cidadão desta terça-feira (07/12), Rodrigo Alencar, que é psicanalista, doutor em Psicologia Clínica pela USP e autor do livro “A fome da alma: psicanálise, drogas e pulsão na modernidade”; e Claudia Sciré, que é doutora em Sociologia pela USP e pesquisadora de temas como consumo, tecnologia e finanças, além de estar à frente do canal do YouTube “Saber Cotidiano“.
O Brasil Cidadão é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas as terças-feiras, às 9h, pela Rádio Brasil Atual.
A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio do site radios.com.br/play/24568.
A apresentação foi dos jornalistas Joel Scala e Franklin Valverde.
*
Foto: Adobe Stock | Licenciado