A fome no Brasil

A fome no Brasil já atinge cerca de 116 milhões de pessoas, de acordo com uma pesquisa da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Pessan). Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o número de brasileiros que não têm certeza de quando vão fazer a próxima refeição está acima da média mundial. Já o “Atlas das Situações Alimentares no Brasil” aponta que o país havia ficado de fora do Mapa da Fome por oito anos, retornando para a lista em 2018.
Para conversar sobre a fome no Brasil, recebemos, no Olhar da Cidadania desta quarta-feira, dia 20 de julho, Ana Paula Souza, da Ação da Cidadania, e o professor José Raimundo Ribeiro.
Ana Paula Souza é pedagoga, coordenadora da área de advocacy da Ação da Cidadania, membro do Grupo de Trabalho para a Agenda 2030 e do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do estado do Rio de Janeiro.
José Raimundo Ribeiro é professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC), coautor do “Atlas das Situações Alimentares no Brasil” e representante da Associação dos Geógrafos Brasileiros no Conselho Municipal de Segurança Alimentar de São Paulo.
O programa também contou com a participação do colunista Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que falou sobre como ficam os afetos pessoais de cada um no pós-pandemia.
O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.
Olhar da Cidadania na Rádio USP
Todas as quartas-feiras, às 17h
Reprise todas as sextas-feiras, às 3h
São Paulo: 93,7 FM
Ribeirão Preto: 107,9 FM
*
Foto: Adobe Stock | Licenciado