A face violenta do Estado

De acordo com o 13° Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a cada 100 mortes violentas intencionais, 11 foram provocadas pelas polícias em 2018.
Para falar sobre a violência do Estado, recebemos, no Olhar da Cidadania do dia 11 de março, o professor Rafael Valim e a pesquisadora Ariadne Natal.
Rafael Valim é doutor e mestre em Direito istrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e acadêmico visitante no Institute of European and Comparative Law da Universidade de Oxford (Inglaterra).
Ariadne Natal é pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da USP e doutoranda do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP), com a tese ‘Entre a defesa e a violação da lei: percepções de policiais militares a respeito de seu papel, poder e legitimidade’.
Entre os assuntos abordados estão: o papel do Estado brasileiro para o respeito aos direitos humanos; histórico do uso abusivo da força na sociedade; a atuação da Polícia Militar de São Paulo; o gênero e a raça das vítimas da violência; as contradições das polícias; e o uso do poder pelas polícias.
O programa também contou com a participação dos colunistas Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que falou sobre o mal-estar na sociedade; e Marcos Perez, professor da Faculdade de Direito da USP, que falou sobre os ataques à imprensa e à liberdade de expressão.
O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.
Olhar da Cidadania na Rádio USP
Todas as quartas-feiras, às 17h
Reprise todas as sextas-feiras, às 3h
São Paulo: 93,7 FM
Ribeirão Preto: 107,9 FM
*
Foto: Oswaldo Corneti | Fotos Públicas