10 anos da Lei de Cotas

De acordo com a Lei de Cotas, toda instituição de ensino superior deve destinar, obrigatoriamente, 50% de suas vagas para alunos de rede pública. Dessas vagas, uma parte é destinada para alunos pretos, pardos, indígenas, alunos com baixa renda e pessoas com deficiência
O texto da lei diz que as políticas devem ser revisadas até 29 de agosto de 2022. Isso significa que o governo deve avaliar os efeitos da legislação e, se necessário, fazer mudanças.
Para conversar sobre 10 anos da Lei de Cotas, recebemos, no Olhar da Cidadania desta quarta-feira, 24 de agosto, os professores Acácio Sidinei e Juarez Tadeu Xavier Almeida.
Acácio Sidinei Almeida – doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo e professor de relações internacionais da Universidade Federal do ABC, onde também foi pró-reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas.
Juarez Tadeu Xavier é jornalista, docente na Universidade Estadual Paulista, membro da Comissão de Averiguação das Autodeclarações para Pretos e Pardos no vestibular e vice-diretor da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design de Bauru.
O programa também contou com a participação do colunista Christian Dunker, psicanalista e professor titular da USP, que falou sobre o ativismo da psicanálise no Brasil como movimento social de defesa de direitos e da democracia.
O programa foi apresentado pelo jornalista Joel Scala.
Olhar da Cidadania na Rádio USP
Todas as quartas-feiras, às 17h
Reprise todas as sextas-feiras, às 3h
São Paulo: 93,7 FM
Ribeirão Preto: 107,9 FM
*
Foto: Adobe Stock | Licenciado
15/12/2022 @ 03:47
Maravilhoso esse programa! Fiquei encantada com a fala de lucidez acurada dos professores Acácio e Juarez! Parabéns!