Podcast “Minha História de Doação” chega aos streamings com histórias de solidariedade pelo Brasil
Cultura de DoaçãoO podcast “Minha História de Doação” estreia seu primeiro episódio, destacando histórias inspiradoras de doadores que estão transformando o Brasil de norte a sul por meio da solidariedade.

Foi lançado o primeiro episódio do podcast itinerante “Minha História de Doação“, um projeto idealizado pelo Dia de Doar e desenvolvido com o apoio da Rede Comuá, por meio do Programa Saberes. Com uma proposta inovadora, o podcast embarca em uma jornada por 19 cidades brasileiras, captando relatos emocionantes de pessoas que, em primeira pessoa, compartilham suas experiências de doação e articulação no terceiro setor. Com 20 episódios programados, a série busca promover uma cultura de generosidade, destacando os desafios e conquistas de doadores, gestores de OSCs, voluntários e lideranças comunitárias.
O podcast “Minha História de Doação” surgiu como uma iniciativa voltada para promover a cultura de doação no Brasil e inspirar a sociedade a se engajar mais ativamente em ações filantrópicas. A ideia nasceu da necessidade de dar visibilidade às histórias de pessoas que, por meio de seus próprios atos de generosidade, contribuíram para o fortalecimento de causas sociais e ajudaram a transformar vidas. O objetivo principal do projeto é sensibilizar o público para a importância das doações e incentivar uma prática mais regular e consciente, buscando expandir sua audiência também fora do público do terceiro setor, a fim de mostrar que todas as pessoas podem, através do meios que têm, fazer a diferença na vida de outras pessoas.
Neste episódio de estreia, ouvimos a trajetória de Patrícia Sudré, idealizadora do coletivo Feira do Artesão, que conta como sua trajetória pessoal dá base à construção de oportunidades para outras mulheres em Duque de Caxias (RJ). Disponível nas principais plataformas de áudio, o “Minha História de Doação” convida todos a embarcar nessa jornada de empatia e transformação social.
Carol Farias, líder nacional do Dia de Doar, foi selecionada no Programa Saberes da Rede Comuá para realizar o projeto do podcast e compartilha:
“Nossa intenção com o podcast, com o Dia de Doar, com a cultura de doação, é mostrar que as pessoas podem doar independente de alguém pedir ou não. Que ela pode se prontificar a se conectar com uma causa, então eu acho que a minha experiência mostra e fala um pouco sobre isso. Sobre como é que a gente pode sair do nosso lugar, literalmente sair da inércia para a gente poder fazer algo além.”
Para dar rosto e cenário às vozes que compõem o podcast, é possível encontrar alguns cortes em vídeos das entrevistas no instagram de Carol Farias e do Dia de Doar. O podcast está disponível nas principais plataformas de streaming, para ouvir no Spotify, e aqui.
A iniciativa reforça o papel do terceiro setor, ao dar visibilidade à Sociedade Civil e estimular a participação da população em ações de impacto social. Além de promover a doação em diversos contextos, o podcast está diretamente relacionado aos ODS 10 (Redução das Desigualdades), ODS 1 (Erradicação da Pobreza) e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação). O “Minha História de Doação” convida o público a refletir sobre seu potencial transformador, mostrando que todos podem contribuir para um país mais solidário.
Sobre o Dia de Doar
O Dia de Doar é uma campanha global, conhecida em outros países como GivingTuesday, que promove a generosidade e a cultura de doação, incentivando indivíduos, empresas e organizações a fazerem contribuições financeiras, de tempo ou de recursos para causas sociais. Realizado anualmente, o movimento busca aumentar a participação da sociedade em ações filantrópicas, ampliando o impacto social no Brasil e no mundo. A iniciativa tem como objetivo principal sensibilizar as pessoas sobre a importância de doar e contribuir para um mundo mais solidário e engajado.
Sobre a Rede Comuá
A Rede Comuá é um espaço que reúne fundos temáticos, comunitários e fundações comunitárias, organizações doadoras (grantmakers) independentes, que mobilizam recursos de fontes diversificadas para apoiar grupos, coletivos, movimentos e organizações da sociedade civil que atuam nos campos da justiça socioambiental, direitos humanos e desenvolvimento comunitário.