Podcast “Minha História de Doação” viaja pelo Brasil

Cultura de Doação
Compartilhar

Iniciativa percorre o país de norte a sul, registrando histórias inspiradoras e capacitando organizações sociais em 17 cidades, fortalecendo o terceiro setor

Foto: Reprodução Dia de Doar – Minha História de Doação

O projeto “Minha História de Doação” embarca em uma jornada pelo Brasil, captando histórias de doação que incentivam uma cultura solidária no país. A iniciativa apresenta um podcast itinerante que vai ao encontro de protagonistas de ações sociais em 17 cidades. 

Serão 20 episódios, cada um narrado em primeira pessoa, destacando relatos de generosidade e transformação. De julho a setembro, ocorrerá a gravação dos depoimentos e entrevistas nas cidades selecionadas. Em outubro, será feito o lançamento e a distribuição dos episódios do podcast via Spotify, Deezer, Apple Podcasts e demais agregadores de áudio.

Segundo Carol Farias, líder do Dia de Doar, o objetivo é mostrar que qualquer pessoa pode ser doadora, independentemente do tipo de doação e contexto. “Queremos usar nossas redes de apoio para promover a participação da população no dia a dia das organizações sem fins lucrativos”, afirma. O projeto também inclui workshops de capacitação para organizações sociais, promovendo a troca de experiências e a criação de uma rede de apoio.

Além de ampliar a voz de protagonistas, “Minha História de Doação” busca despertar a sensibilidade do público para o trabalho das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e incentivar novos relatos que fortaleçam os laços entre as organizações e a comunidade. 

O projeto está alinhado com o ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação), o ODS 10 (Redução das Desigualdades) e o ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis). 

O projeto “Minha História de Doação” é realizado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), idealizado pelo Dia de Doar, com promoção do Movimento por uma Cultura de Doação, conta com o apoio da Rede Comuá, por meio do Programa Saberes, e apoio estratégico da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, além de parcerias conosco do Observatório do Terceiro Setor e com a MOL Impacto.

Sobre o Dia de Doar 

O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday, que começou nos Estados Unidos em 2012 como uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday. No Brasil, a primeira edição ocorreu em 2013, e desde então, a iniciativa vem estimulando a doação de pessoas físicas, empresas e organizações, promovendo a cultura de doação como um hábito cotidiano.

Sobre o Programa Saberes da Rede Comuá 

O Programa Saberes tem a finalidade de promover a produção e o compartilhamento de conteúdo e conhecimento a partir da sistematização de práticas, experiências, reflexões e desenvolvimento de estudos e de tecnologias sociais que possam impulsionar e posicionar as agendas da filantropia comunitária e de justiça social nos ecossistemas filantrópicos brasileiro. Através da seleção de lideranças comunitárias e/ou profissionais que atuam nos campos da filantropia e da sociedade civil, o Programa apoia pessoas pesquisadoras, estudantes, lideranças comunitárias e da sociedade civil com a finalidade de promover a produção de  conhecimentos atualizados e inovadores vinculados aos campos da filantropia comunitária e de justiça socioambiental.


Compartilhar