Podcast do Instituto Mol debate o papel do terceiro setor na sociedade
Cultura de DoaçãoO podcast Aqui se Faz, Aqui se Doa apresenta reflexões sobre o terceiro setor para responder uma pergunta: o terceiro setor existe para cobrir as falhas do Estado?

Por Redação
A história do terceiro setor é antiga no Brasil. A primeira organização filantrópica foi fundada no período colonial, as ONGs foram regulamentadas em 1930, no Governo Vargas e, durante a Ditadura Militar, elas exerceram um papel importantíssimo na luta pela democracia.
O episódio #94 do podcast Aqui se Faz, Aqui se Doa busca retomar essas origens para responder uma pergunta: o terceiro setor existe para cobrir as falhas do Estado? O senso comum diz que sim, que as ONGs estão por aí para “tapar os buracos” de falta de o à educação, saúde, moradia digna e por aí, mas essa questão gera polêmica no campo.

Roberta Faria e Artur Louback conversam com Adrian Gurza Lavalle, professor de ciência política da USP e pesquisador da representação da sociedade civil, com sonora de Vitor Oliveira, cientista político e diretor da consultoria Pulso Público.
“Temos a ideia de que se temos um Estado funcionando, a sociedade civil organizada não é necessária”, diz Adrian. Ele continua: “Isso é uma compressão inadequada. Onde existe um Estado forte também precisa existir uma sociedade civil forte, são dois polos fundamentais que, juntos, funcionam melhor”.
Para ouvir ao episódio, e aqui.
Com intuito de promover o o à informações sobre o universo das organizações e iniciativas sociais, o Observatório do Terceiro Setor está apoiando a divulgação do podcast Aqui se Faz, Aqui se Doa. Produzido pelo Instituto MOL, com apoio do Movimento Bem Maior, o podcast é publicado quinzenalmente, às terças-feiras. Roberta Faria e Artur Louback comandam a conversa sobre o universo da cultura de doação e da filantropia, trazendo pesquisas, notícias e entrevistas com importantes personagens do setor no Brasil.
O Instituto MOL é o braço social da Editora MOL, a organização do terceiro setor trabalha promovendo a cultura de doação, incentivando pessoas e empresas a doarem mais, melhor e com propósito.