Podcast Conexão 3 alcança mais de 2 milhões de visualizações nas redes sociais

Direitos Humanos
Compartilhar

O vídeo da primeira temporada do podcast Conexão 3 chegou a mais de 2,1 milhões de visualizações nas redes sociais. O quinto episódio do podcast recebeu Maurício Monteiro, gestor ambiental, educador, diretor do Instituto Resgata Cidadão (IREC), instrutor de boxe, apresentador do canal Prisioneiro 84.901 do Youtube e sobrevivente do Massacre do Carandiru.

Imagem: Gabriel Higute/ Observatório do Terceiro Setor

Um vídeo da primeira temporada do podcast Conexão 3  chegou a mais de 2,1 milhões de visualizações nas redes sociais. O quinto episódio do podcast recebeu Maurício Monteiro, gestor ambiental, educador, diretor do Instituto Resgata Cidadão (IREC), instrutor de boxe, apresentador do canal Prisioneiro 84.901 do Youtube e sobrevivente do Massacre do Carandiru.

O Massacre do Carandiru foi uma chacina que ocorreu no Brasil, em 2 de outubro de 1992, quando uma intervenção da Polícia Militar do Estado de São Paulo, para conter uma suposta rebelião na Casa de Detenção de São Paulo, causou a morte de 111 detentos. Os números de mortos são contestados até os dias de hoje.

O Massacre do Carandiru é considerado uma das maiores violações de direitos humanos do Brasil e do mundo. Na entrevista, Maurício falou sobre a verdadeira história de terror vivida pelos detentos no dia do crime e desmentiu várias versões apresentadas pela imprensa e até por um filme  baseado no dia massacre.

O educador contou também sua história de como chegou ao Carandiru com apenas 19 anos de idade e toda sua luta para chegar hoje, onde está. O preconceito, racismo e o trabalho do Instituto Resgata Cidadão também foram abordados no podcast.

Nos comentários e nas redes sociais surgiram muitos relatos de parentes dos mortos no massacre. Entre os comentários está o de um sobrinho de um detento; segundo ele, na época, o tio aguardava ser julgado, sendo inocentado posteriormente, mas infelizmente morreu no dia. O relato está de acordo com o fato, a maioria dos detentos do Pavilhão 9, onde ocorreu o massacre, não haviam sido julgados, incluindo o Maurício, que foi entrevistado.

Outro comentário que chamou atenção foi da filha de um sobrevivente que contou que o pai precisou se fingir de morto para não ser baleado pelos policiais. A repercussão foi tão grande que o vídeo tem mais de 2,7 mil comentários.

Episódios anteriores do podcast também tiveram grande repercussão nas redes sociais, atingindo mais de 100 mil visualizações.

Apresentado pela jornalista Maria Fernanda Scala e o criador de conteúdo, Gabriel Higute, os episódios contam com alguns virais e milhares de horas de visualizações. Todos os episódios estão disponíveis no Spotify,  Youtube e Portal do Observatório.

Assista o episódio completo:

 

 

 


Compartilhar