Plataforma oferece materiais didáticos sobre alimentação sustentável

Compartilhar

Plataforma educacional do Movimento Circular tem conteúdos sobre alimentação sustentável para estudantes e professores do ensino básico

alimentação sustentável
Foto: Freepik

Por Juliana Lima

Uma necessidade vital para todos os seres humanos, a comida também pode ser uma das vilãs na degradação do meio ambiente, ao mesmo tempo em que é afetada por ela. De acordo com a ONU, o planeta perde uma quantidade de solo equivalente a um campo de futebol a cada cinco segundos. Se o ritmo for mantido, a estimativa é de que 90% das terras estejam prejudicadas até 2050.

É nesse contexto de risco ambiental que o conceito de economia circular surge. Segundo esse pensamento, a sustentabilidade pode ser alcançada com mudanças sistêmicas. Para uma alimentação sustentável, por exemplo, as embalagens podem ser reintegradas à cadeia de produção e os resíduos orgânicos podem voltar ao solo como nutrientes, o que minimizaria o uso de matérias-primas e a erosão do solo.

Para promover uma maior conscientização sobre o tema da alimentação sustentável, o Movimento Circular acaba de lançar em sua plataforma educacional uma série de materiais didáticos gratuitos que podem ser úteis para alunos e professores do ensino básico que queiram trabalhar o assunto em sala de aula.

Os textos e atividades interativas falam de assuntos como o ciclo de vida do plástico e podem ser encaixados nos conteúdos da grade curricular das escolas. Como explica o professor Edson Grandisoli, coordenador pedagógico do Movimento Circular, o material dialoga com o ensino de Competências e Habilidades previstas na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e também com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

“Embalagens adequadas aumentam a vida do produto fresco e minimizam perdas. Esse tema é super importante, estando, inclusive, vinculado à segurança alimentar. As embalagens têm uma função social, em diversas dimensões”, diz Vinicius Saraceni, coordenador do Movimento Circular.

Para ar a plataforma educacional, clique aqui.


Compartilhar