Plataforma colaborativa incentiva políticas alimentares de cidades

Editais
Compartilhar

Um dos principais objetivos do projeto é apoiar e estimular as cidades participantes a aperfeiçoarem seus caminhos para a construção das Políticas de Segurança Alimentares e Nutricionais. A 4ª edição do LUPPA aceitará inscrições de cidades com 100 mil até 1 milhão de habitantes e deve incluir 10 municípios.

Imagem: CANVA

As inscrições para a 4ª edição do LUPPA estão abertas até o dia 31 de julho, quarta-feira. Neste ano, o projeto do Instituto Comida do Amanhã e do ICLEI América do Sul incluirá até 10 novas cidades no programa do Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA), uma plataforma colaborativa, com a finalidade de facilitar a construção de políticas alimentares municipais integradas, participativas e com abordagem sistêmica.

Um dos principais objetivos do LUPPA é apoiar e estimular as cidades participantes a aperfeiçoarem seus caminhos para a construção da Política de Segurança Alimentar e Nutricional. Além disso, o edital visa elevar esta pauta à agenda dos governos municipais e mapear programas ou ações municipais de sucesso nos temas relevantes sobre sistemas alimentares, aumentar a visibilidade dos projetos e escalar as suas ações realizadas.

Para participar, as cidades devem ter de 100 mil a 1 milhão de habitantes e precisam possuir um governo municipal engajado com a elaboração e desenvolvimento de políticas públicas sobre sistemas alimentares, mesmo que não estejam em estágio avançado. Buscando valorizar a diversidade territorial do Brasil, a 4ª edição do LUPPA terá 40% das vagas destinadas a municípios situados na Amazônia Legal, área que inclui 9 estados, sendo eles: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

As inscrições, que são gratuitas e se encerram no dia 31 de julho, envolvem o preenchimento de um formulário e o envio de uma carta de compromisso assinada pelo Prefeito(a) ou Vice-Prefeito(a). Este processo deve ser realizado a partir do site do LUPPA, onde também é possível encontrar o edital com mais informações sobre o projeto.

Ao serem selecionadas, as cidades participantes do LUPPA am por um processo colaborativo focado na construção de políticas de alimentação que estejam aptas a superarem, de modo criativo e eficiente, as demandas sobre o tema. Atualmente, o Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares tem a participação de 43 cidades, dispostas em 18 estados das 5 regiões do país, atendendo uma população superior a 14 milhões de habitantes.

O LUPPA é um programa do Instituto Comida do Amanhã, em correalização com o ICLEI América do Sul. O projeto tem o apoio pleno da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, do Instituto Ibirapitanga, da Porticus e do Instituto Clima e Sociedade(ICS). Além disso, possui o apoio institucional da FAO Brasil – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e parceria metodológica da Reos Partners Brasil.

Este projeto contribui diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Sobretudo, com o ODS 2 (fome zero e agricultura responsável), uma vez que ele promove a erradicação da fome, da insegurança alimentar e a melhora da nutrição.


Compartilhar