Plataforma auxilia escolas públicas a adotar uso de tecnologias digitais
O Jornada Escola Conectada, do Centro de Inovação para a Educação Brasileira, fornece uma metodologia que possibilita um diagnóstico das redes de ensino; por meio da análise é possível implementar as tecnologias digitais de acordo com a realidade do local

Da Redação
As tecnologias digitais podem trazer diversos benefícios para a educação, como o o a ferramentas criativas, diferentes fontes de informação e a promoção da inclusão digital. No Brasil, segundo a pesquisa TIC Educação 2022, apenas 58% das escolas possuem computadores e o à internet para os alunos. E devido a diversidade de cenários existentes no país, implementar o uso das plataformas digitais não é uma ação simples.
Por este motivo, o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) desenvolveu o Jornada Escola Conectada. O programa produz e dissemina uma metodologia escalável e replicável de apoio técnico às Secretarias de Educação do país, para auxiliar no processo de adoção da tecnologia nas redes públicas de ensino.
Júlia Borges, especialista em tecnologias educacionais do CIEB, explica que a etapa de diagnóstico é de extrema importância pois permite que a secretaria defina a estratégia mais efetiva para avançar na adoção de tecnologia. “A partir da análise do cenário é possível identificar em qual frente a rede deve colocar os esforços primeiro. Dessa forma, a transformação digital da rede ocorre de forma alinhada à sua realidade, orçamento e necessidades, garantindo um impacto efetivo no ensino e na aprendizagem dos estudantes”.
A análise também considera defasagens, visto que mais de 3 mil escolas brasileiras não possuem energia elétrica e mais de 14 milhões de estudantes não têm o a recursos básicos, como água potável e banheiros em condições de uso.
“Durante o processo de diagnóstico, mapeia-se o nível de evolução digital de uma secretaria, sendo possível identificar se ela se encontra já em um nível avançado, ou se ainda possui desafios básicos, como por exemplo a inexistência de um sistema que apoie os processos básicos ou da infraestrutura de internet até o local. A partir dessas informações, a secretaria de educação irá desenhar seu plano de inovação e tecnologia com apoio da assessoria CIEB, de forma customizada e com objetivo de atender às demandas e possibilidades locais”.
Em 2022, o CIEB foi selecionado pelo BNDES Fundo Socioambiental e o Movimento Bem Maior para receber uma colaboração financeira, com objetivo de fomentar a Jornada Escola Conectada e possibilitar o desenvolvimento e implementação do uso de tecnologias educacionais em redes públicas de ensino. A ação contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 4, 9 e 10, da Agenda 2030 da ONU, que respectivamente promovem educação de qualidade, inovação e redução das desigualdades.