Planeta precisa de 1,2 trilhão de árvores para conter aquecimento global

Compartilhar

Além de preservar as florestas que já existem, é necessário reduzir o excesso de dióxido de carbono na atmosfera

Por: Isabela Alves

O planeta precisa de cerca de 1,2 trilhão de novas árvores para conter os impactos do aquecimento global. Este número representa quatro vezes o total de árvores da floresta amazônica, que atualmente possui 3 trilhões de árvores. A afirmação é do estudo ‘Restoring forests as a means to many ends’, publicado na revista Science.

Segundo a pesquisa, não basta preservar as florestas que já existem, é necessário reduzir drasticamente o excesso de dióxido de carbono na atmosfera.

Este estudo foi pioneiro, pois identificou quantas árvores o planeta pode ar, onde elas devem ser plantadas e quanto carbono elas conseguem absorver.

Desde o início da atividade industrial, a humanidade produziu um excedente de carbono na atmosfera de 300 bilhões de toneladas de carbono. O reflorestamento proposto reduziria esta quantidade em dois terços e a qualidade do ar voltaria a ser como no início do século 20.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente existem 5,5 bilhões de hectares de floresta no planeta. E há 1,8 bilhão de hectares de terra em áreas com baixíssima atividade humana que poderiam ser transformadas em florestas.

Por fim, a pesquisa concluiu que mais da metade do potencial terrestre de reflorestamento está concentrada em seis países. São eles: Rússia, com 151 milhões de hectares disponíveis; Estados Unidos (103 milhões); Canadá (78 milhões); Austrália (58 milhões); Brasil (50 milhões) e China (40 milhões).

Fonte: BBC Brasil


Compartilhar