Pianista cria projeto que leva música clássica para crianças da periferia
A pianista e concertista brasileira Juliana D’Agostini construiu uma carreira de sucesso internacional e agora quer levar música para crianças vulneráveis

Por: Isabela Alves
A pianista e concertista brasileira Juliana D’Agostini construiu uma carreira de sucesso internacional que lhe rendeu prêmios e a oportunidade de se apresentar em famosas salas de concerto, como o Carnegie Hall (em Nova York, EUA). Agora, ela quer um novo tipo de conquista: levar música clássica para crianças e adolescentes que vivem na periferia.
D’Agostini toca desde os 5 anos de idade e aos 17 entrou para a Universidade de São Paulo (USP), onde se graduou em piano. Depois disso, ela foi para Estados Unidos e Europa para fazer cursos de especialização nas melhores escolas do mundo.
Ela sempre teve o sonho de retornar ao Brasil para criar um projeto social que envolvesse a sua paixão. Justamente na época do seu retorno, em 2016, ela engravidou do seu filho, André.
Assim, ela decidiu que iria se dedicar ao público infantil. De início, ela ou a realizar apresentações gratuitas em teatros, escolas e outros espaços e, em 2019, ela criou a série Piano Mágico da Ju, que busca aproximar as crianças da música clássica com leveza e bom humor.
Após a criação da série, ela ou a desenvolver uma metodologia com o Instituto Cultura Juliana D’Agostini para promover aulas de música para crianças da periferia.
O projeto foi desenvolvido com pedagogos, psicólogos e musicoterapeutas e pretende ocorrer ainda neste ano.
As crianças terão o a disciplinas como “Flauta Doce”, “Percussão”, “História dos ritmos brasileiros”, “Corpo e Movimento”, “Musicoterapia” e “Música para Surdos”.
No momento, a pianista está em busca de recursos de Secretarias de Cultura/Educação, Prefeituras, Governo, emendas parlamentares e leis de incentivo para viabilizar o projeto.
Fonte: Razões Para Acreditar
21/02/2022 @ 08:01
[…] Freepik Por Laura Patta A Associação Praticatatum abriu inscrições para cursos gratuitos de instrumentos musicais para crianças e jovens, de 7 a 18 anos da cidade de São Paulo. Dentre os cursos […]