Perspectiva debate responsabilidade social no terceiro setor

Direitos Humanos
Compartilhar

A última edição do Perspectiva, sobre responsabilidade social no terceiro setor, recebeu Anne Wilians, presidente e fundadora do Instituto Nelson Wilians (INW), e Cinthia Gherardi, codiretora-executiva no Sistema B Brasil

Imagem: Freepik

O programa Perspectiva da última terça-feira (08) falou sobre responsabilidade social no terceiro setor. Para abordar essa temática, o episódio contou com a participação de Anne Wilians, presidente e fundadora do Instituto Nelson Wilians (INW), e Cinthia Gherardi, codiretora-executiva no Sistema B Brasil.

Nesta edição, os apresentadores Joel Scala e Kika Saez perguntaram às representantes do terceiro setor sobre a atuação das suas organizações e discutiram a responsabilidade social como um dos pilares para um trabalho de relevância e impacto na sociedade civil.

Além de presidente e fundadora do Instituto Nelson Wilians (INW), Anne Wilians é advogada, a e especialista em gestão da inovação social. Durante o programa, ela detalhou o trabalho da organização, fundada em 2017. 

O INW trabalha em rede com organizações sociais de todo Brasil, por meio de programas focados em educação e direito. O foco do instituto é empoderar pessoas para exercerem plenamente sua cidadania, terem seus direitos garantidos e serem protagonistas na transformação da sociedade.

Anne destacou a educação para a cidadania como um dos principais focos do instituto. Segundo a fundadora do INW, apesar do Brasil possuir uma constituição pautada na cidadania, com inúmeros direitos fundamentais previstos legalmente, uma parcela significativa da população os desconhece.

“Além de desconhecer os seus direitos, não se reconhecem como cidadãos de direitos e também não sabem como ar as políticas públicas e seus direitos existentes”, disse. A partir disso, Anne comentou que o instituto entendeu que precisava ter uma quebra dessa dinâmica social para fortalecer essa população.

Cinthia Gherardi, codiretora-executiva no Sistema B Brasil, também contou sobre a atuação do Movimento B, comunidade global de líderes cujo foco é usar os seus negócios para a construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo. 

A codiretora-executiva explicou que o Sistema B Brasil é uma organização parceira do B Lab, desde 2012. Nesse sentido, ela trabalha na divulgação e engajamento do Movimento B no Brasil. “Hoje a gente tem aqui no Brasil uma rede de mais 300 empresas que já fazem parte e já têm a certificação. Outras possuem a certificação fora, mas atuam aqui” comentou. Desse modo, Cinthia disse ser possível considerar a existência de cerca de 500 empresas atuando no Brasil em prol do compromisso com o impacto socioambiental.

Além das entrevistadas, o programa contou com a participação especial de Andrea Wolffenbuttlel, jornalista, consultora e repórter especial do Observatório do Terceiro Setor (OTS), falando da seção Observatório Entrevista. Esse novo projeto do OTS realiza entrevistas “pingue-pongue” com figuras públicas que atuam em causas sociais de impacto.

O Perspectiva é um programa do Observatório do Terceiro Setor transmitido todas às terças-feiras, às 16h, pela Rádio Brasil Atual. A rádio pode ser sintonizada na frequência FM na Grande São Paulo (98,9), no litoral paulista (93,3) e no noroeste paulista (102,7). Também é possível ouvi-la de qualquer lugar, por meio deste site


Compartilhar