Parceria entre Sefras e EDP apoia idosos na Casa de Clara, do Vale do Paraíba

Empresas do Bem
Compartilhar

idosos
Envelhecimento ativo

O Sefras – Ação Social Franciscana, inicia uma nova parceria com a EDP, distribuidora de energia do Vale do Paraíba, para fortalecer o projeto Casa de Clara em Pindamonhangaba, com o objetivo de contribuir e promover um envelhecimento mais ativo, saudável e autônomo para a população idosa da região. Por meio do investimento feito pela EDP, via Fundo do Idoso Municipal, a iniciativa busca qualificar e expandir o atendimento e as oficinas oferecidas para os participantes da Casa de Clara, com uma celebração de lançamento marcada para simbolizar o início desta importante colaboração.

Para Frei José Francisco, diretor presidente do Sefras, existe um grande impacto e propósito na nova parceria: “Não estamos apenas investindo em um espaço físico, mas em uma proposta de vida para cada pessoa idosa que a por aqui. Queremos proporcionar um ambiente onde eles se sintam acolhidos e valorizados, como parte ativa e essencial da nossa comunidade”. Segundo dados do IBGE, a população idosa brasileira já representa cerca de 15% da população nacional e continua a crescer, projetando que os idosos constituirão quase 30% da população até 2050.

Neste cenário, projetos como a Casa de Clara tornam-se ainda mais fundamentais para garantir um envelhecimento digno e ativo, fortalecendo laços comunitários e combatendo o isolamento social. “Promover ações que contribuam positivamente para a qualidade de vida da população que vive nos nossos territórios de atuação é uma diretriz importante para o cumprimento do nosso papel social. Esta parceria visa fortalecer um espaço relevante de Pindamonhangaba, que é a Casa de Clara, ampliando o acolhimento aos idosos da região”, ressalta Paulo Ramicelli, assessor da diretoria do Instituto EDP.

A Casa de Clara é um espaço que oferece diversas atividades focadas no bem-estar e desenvolvimento integral dos idosos, como yoga, dança circular, artesanato, pilates, jardinagem, música e coral, além de práticas de mística e espiritualidade. Também são promovidas rodas de conversa e atividades voltadas à memória, ritmos e coreografias, visando estimular a mente e o corpo de maneira lúdica e saudável. Com mais de 1.800 refeições oferecidas mensalmente, o projeto se compromete em garantir uma alimentação adequada para seus participantes. Além disso, a Casa de Clara incentiva a participação política dos idosos, promovendo seu engajamento no Conselho Municipal do Idoso (CMI) e no Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS), fortalecendo seu papel ativo na sociedade.

Com o apoio da EDP, o projeto agora contará com recursos para a aquisição de materiais pedagógicos, itens de conforto, e o custeio de profissionais istrativos e oficineiros, possibilitando uma melhoria significativa na qualidade e abrangência do atendimento. A iniciativa busca não apenas atender às necessidades básicas, mas promover uma experiência de vida plena e inclusiva para os idosos.

Sobre a EDP South America
O grupo EDP atua em 30 mercados e está presente em quatro regiões, América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e de hidrogênio verde, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP foi reconhecida mais uma vez como a empresa de energia elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg.

Conheça mais sobre o trabalho do Sefras, e o site.


Compartilhar