OSCs lançam pesquisa e ação social no Mês da Filantropia Negra
Cultura de DoaçãoNa abertura do Mês da Filantropia Negra, o Fundo Agbara iniciou a terceira fase de pesquisa que visa revelar o retrato nacional do Investimento Social Privado (ISP) e de ações de diversidade direcionados a questões raciais. Na mesma data, GIFE lançou uma ação voltada ao fortalecimento de lideranças negras no Brasil.

No dia 8 de agosto, data que marcou a abertura do Mês da Filantropia Negra, o Fundo Agbara iniciou a terceira fase da pesquisa sobre filantropia e raça no Brasil. Em uma parceria com o GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), o Núcleo de Pesquisa e Memória da Mulher Negra (NUPEMN), do Fundo Agbara, quer entender como os recursos de investimento social privado estão sendo distribuídos e como está o o das organizações negras a eles.
A pesquisa, que já articulou mais de 800 instituições em diversos territórios por meio de 15 pesquisadores e uma pesquisa de campo em 75 organizações negras, agora foca no mapeamento do Investimento Social Privado (ISP) e da filantropia. Quem atua em organizações ou empresas que realizam ISP ou trabalhos de filantropia pode colaborar com a pesquisa preenchendo um formulário disponibilizado pelo fundo.
Ainda aproveitando o contexto da abertura do Mês da Filantropia Negra, o GIFE lançou uma ação voltada ao fortalecimento de lideranças negras no Brasil. Nomeado como “Ciclo Formativo para o ISP e a Filantropia”, este projeto visa fornecer ferramentas e conhecimentos para as pessoas negras ocuparem cargos de liderança de alto nível em projetos de ISP e na filantropia.
O GIFE é o responsável por promover o Mês da Filantropia Negra no Brasil, que este ano tem o tema “Futuros da Filantropia Negra — uma homenagem a Martin Luther King e Nêgo Bispo”, trazendo o conceito de afrofuturismo como o enfoque. A abertura oficial do projeto ocorreu no último dia 8, em Salvador (BA). O objetivo do evento organizado pelo GIFE é evidenciar a prática filantrópica de pessoas negras e destacar a importância da equidade de raça no investimento social.
O Fundo Agbara é uma organização social sem fins lucrativos e de impacto social que visa promover a equidade racial, de gênero e a dignidade humana para proporcionar o o a direitos econômicos para mulheres negras do país.
O GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) é uma associação de investidores sociais privados do Brasil, sejam eles institutos, fundações ou fundos familiares, corporativos independentes ou empresas. Atualmente, o GIFE conta com uma rede de mais de 170 associados, como empresas, institutos e fundações de origem corporativa, familiar e independente.
Tanto o trabalho do GIFE no Mês da Filantropia Negra quanto a atuação do Fundo Agbara, colaboram diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.