Organização promove educação através dos Direitos Humanos
Os programas sociais de educação do Instituto Plataforma Brasil já beneficiaram mais de 4 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade

Por Ana Clara Godoi
Em 2022, 2 milhões de crianças e adolescente entre 11 e 19 anos ainda não haviam terminado a educação básica e deixaram a escola. O estudo realizado pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec) aponta que a exclusão escolar afeta principalmente os mais vulneráveis; ao todo, 17% das crianças e jovens das classes D e E não frequentam a escola.
Diante deste cenário, o Instituto Plataforma Brasil (IPB) busca contribuir para a transformação social desse grupo, encorajando-os a assumirem papéis de protagonismo em suas comunidades. Uma das principais iniciativas do IPB é o Programa Educativo Anne Frank, que já formou mais de mil jovens para atuarem como monitores nas exposições sobre Anne Frank e como multiplicadores na Rede Jovem Anne Frank.
O IPB também mantém uma parceria com a holandesa Cruyff Foundation, na promoção do Cruyff Court, projeto que já realizou mais de 12 mil aulas de futebol social em São Paulo. Por meio da ação, foram beneficiados mais de 3 mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
Em 2018, a união desses dois projetos levou ao desenvolvimento do Projeto Go Alemoa Go na Vila Alemoa, em Santos. O projeto busca explorar manifestações de Direitos Humanos, da cultura corporal de movimento, arte, educação, saúde, lazer e meio ambiente. O Go Alemoa Go impactou a vida de mais de 120 crianças e jovens da comunidade.
“Quaisquer os instrumentos – como, música, teatro e cinema – utilizados para atingir este fim, é fundamental diante de uma realidade de tanta desigualdade, pois a transformação social pera também pelos caminhos da educação, isto é, do ato de nutrir com conhecimento, com ciência, garantia de o, de afeto, de autonomia, de cultura, lazer e de tantos os outros direitos essenciais para que o ser humano se desenvolva de forma digna”, explica Ailton Martins, educador social do projeto Go Alemao Go.
As iniciativas promovidas pelo Instituto Plataforma Brasil contribuem para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 e 10, metas da Agenda 2030 da ONU que promovem a educação de qualidade e a redução das desigualdades.