ONGs fazem campanha de doação para vítimas das tempestades no RJ
Cultura de DoaçãoO Rio de Janeiro foi afetado por chuvas e tempestades de vento; ONGs se reúnem para arrecadação de doação de materiais de limpeza, higiene e alimentação para as vítimas.

Por Redação.
Nas últimas semanas o Rio de Janeiro foi afetado por fortes temporais que deixaram famílias desamparadas. Segundo a Prefeitura de Niterói, o município registrou um novo recorde do volume de chuva na cidade, chegando a 20,2 milímetros no período de uma hora, sendo isso mais de 80% do volume esperado para todo o mês de janeiro. De acordo com a medida adotada pelos municípios brasileiros, a chuva que afetou o Rio de Janeiro, é considerada forte.
Os dados foram divulgados pelo Corpo de Bombeiros, a cidade registrou 12 mortes e milhares de afetados no final de semana dos dias 12 e 13 de fevereiro. Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão dessa semana (22/01), são fortes chuvas no Estado do Rio de Janeiro e em outras regiões do sudeste.
Com a quantidade de desamparados pela chuva, a prefeitura da cidade e diversas organizações, fundações e movimentos solidários, começaram a realizar uma campanha de doação de materiais para aqueles que perderam suas casas.
A ONG Rio Solidário, em parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), está promovendo uma campanha de doação desde o dia 15 de janeiro. Chamada de SOS Chuva, o projeto está arrecadando alimentos não perecíveis, água mineral e itens de higiene e limpeza em pontos de coleta pela cidade do Rio. Além da doação de materiais, as organizações também disponibilizaram o PIX (CNPJ: 000517666000111) para quem quiser contribuir com valores financeiros também poder ajudar.
Outra organização que está trabalhando na frente de doações para as famílias afetadas pela chuva é a Voz da Comunidades, que também está arrecadando dinheiro via PIX (CNPJ: 21317767000119) que será revertido em doação de kits de limpeza, higiene e alimentação.
Existem diversos pontos de arrecadação para ajudar quem precisa em torno do Rio de Janeiro. A iniciativa da prefeitura e das organizações estão diretamente alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma vez que a cultura de doação ajuda o cumprimento de todas as metas propostas pela Agenda ONU 2030 e para a construção de uma cidade mais justa, solidária e sustentável.